A sala de aula e os alunos mudaram profundamente. Aquela tradicional aula expositiva, apenas com giz e lousa, não se sustenta mais. Neste contexto, os alunos do curso de Engenharia Civil realizaram no dia 25 de agosto uma visita técnica às obras de construção de ponte sobre o Rio das Almas, no trecho da BR-153 que liga as cidades de Jaraguá e Ceres.

O objetivo da visita técnica foi proporcionar aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil um contato direto com as práticas da engenharia. A escolha da ponte possibilitou a vivência prática de conteúdos específicos que serão estudados no 8º e 9º períodos do curso, facilitando os estudo e entusiasmando os alunos para aprender ainda mais os conteúdos básicos que culminarão no aprendizado das disciplinas técnicas mais complexas.

A visita dos alunos foi feita em grupos. A todo foram formados 10 grupo de 10 acadêmicos cada, que foram guiados pelo coordenador do curso de engenharia civil e pelo responsável pela segurança da obra. Os alunos receberam capacetes (EPI) e estavam trajados corretamente para andarem pela obra. Foi possível acompanhar os procedimentos de segurança, desempenho, colocação de formas de concreto e avaliar a estrutura dos cabos de proteção. De volta a sala de aula, foi realizado um trabalho e apresentação sobre a vivência da atividade, o que proporcionou o compartilhamento do conhecimento adquirido com aqueles alunos que não puderam participar da visita.

 

Atendimento via chat
Atendimento via chat