Após Fórum Regional das Águas, FACEG se torna protagonista na discussão de temas ambientais

  • 5 de novembro de 2018

A realização do Fórum Regional das Águas na semana passada em Goianésia, por meio de uma parceria entre a FACEG, Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura local, foi um verdadeiro divisor de águas para a implementação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente. Com a presença do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, o evento contou com a participação da comunidade acadêmica, agentes públicos e alunos.

“Nós estamos vivendo uma crise de abastecimento de água em todo o mundo, uma crise hídrica. E nós só vamos encontras a solução para esse tema com uma mobilização geral. E é isso que estou vendo aqui”, destacou durante o evento. Ele, que esteve em todo o tempo acompanhado do diretor da FACEG, Professor José Matheus, participou de um debate com representantes de grupos que atuam na defesa do Meio Ambiente.

O ministro Edson Duarte detalhou que, apesar da riqueza hídrica do Córrego Calção de Couro, os desafios e dificuldades fazem com que sejam necessárias ações urgentes para a sua preservação. “A crise é geral e é preciso cuidar enquanto ainda temos água nos nossos rios e ribeirões”, ressaltou ainda. A Faculdade Evangélica de Goianésia lidera um projeto para preservação e recomposição do Córrego Calção de Ouro.

Parra o Professor José Matheus, diretor da Faculdade Evangélica de Goianésia, é preciso buscar alternativas para a proteção do Meio Ambiente. Ele citou que a questão ambiental é uma preocupação da FACEG. “Um dos grandes núcleos que temos hoje na Faculdade Evangélica de Goianésia é o NUSA, o Núcleo Socioambiental, que, através do Professor Vanderlei, a quem eu quero agradecer imensamente, tem feito um excelente trabalho”, referendou.

Ele pontuou a importância do Núcleo de Educadores Ambientais, que vai além da perspectiva teórica sobre o Meio Ambiente, mas elabora projetos práticos voltados ao setor. Ele conclamou cada presente no Fórum Regional das Águas a terem a consciência de que “os recursos naturais são para todos e eles agonizam, principalmente a água”. Ele falou ainda sobre a importância de se preservar os recursos ambientais.

O professor Vanderlei Luiz Weber, que integrou o grupo de representantes da FACEG que convidou o ministro ao Fórum Regional das Águas, é de extrema importância o envolvimento de representantes da comunidade e da academia na elaboração de projetos que tenham como foco a proteção do Meio Ambiente.