Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação – CPA

Comissão Própria de Avaliação, instituída pela Resolução nº. 15 de 1º de Março de 2004, da Faculdade Betel de Goianésia, que pela Portaria SESu/Mec nº. 369, de 19/ 05/ 2008, DOU de 20/ 05/ 2008, recebe a denominação de Faculdade Evangélica de Goianésia, mantida pela Associação Educativa Evangélica.

A autoavaliação dos cursos da FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e efetuada pela Subcomissão Interna de Avaliação (SIA) de cada curso.

A avaliação do curso segue um Projeto de Autoavaliação elaborado pela CPA/SIA. Os cursos são avaliados semestralmente conforme cronograma apresentado no Plano Anual de Avaliação. Os resultados são divulgados por meio de relatórios institucionais, seminários de avaliação institucional e no site.

Os cursos utilizam os dados das avaliações para elaborar propostas de melhorias que são enviadas à CPA e, posteriormente, encaminhadas à Direção Geral e à Mantenedora.

Regulamento CPA

Membros CPA

Presidente

Matildes José De Oliveira

Membro

Maria Das Graças Bueno Da Silva

Docente

Marly Alves Dos Reis

Docente

Jadson Belém De Moura

Técnico Administrativo

Maria De Fatima Silva

Técnico Administrativo

Jean Carlos De Sousa

Discente

Fábio José Morais Filho

Comunidade Externa

Paulo Luis Da Silva

Comunidade Externa

Joélcio Da Cunha

Discente

Marcela Silvério Fernandes Cardoso

Relatório de Autoavaliação

A autoavaliação dos cursos da FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e efetuada pela Subcomissão Interna de Avaliação (SIA) de cada curso.

A avaliação do curso segue um Projeto de Autoavaliação elaborado pela CPA/SAI. Os cursos são avaliados semestralmente conforme cronograma apresentado no Plano Anual de Avaliação. Os resultados são divulgados por meio de relatórios institucionais, seminários de avaliação institucional e no site.

Os cursos utilizam os dados das avaliações para elaborar propostas de melhorias que são enviadas à CPA e, posteriormente, encaminhadas à Direção Geral e à Mantenedora.

Relatórios Anteriores

2018   2017   2016   2015   2014   2013

2012  2011  2010   2008 – 2009

Avaliação Institucional

O que é SINAES?

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O SINAES avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Quais são os instrumentos usados pelo SINAES?

A Autoavaliação, Avaliação Externa, Enade, Avaliação dos Cursos de Graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).

Como são utilizadas as informações obtidas com o SINAES?

As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

As 10 dimensões da avaliação postuladas pelo SINAES:

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional.

2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

4. A comunicação com a sociedade.

5. As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

6.Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.

9. Políticas de atendimento aos estudantes.

10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Clique na imagem acima para abrir o original

O que é Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Como é feita a Avaliação Institucional?

Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep/MEC.

Como é a Avaliação Institucional na FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA?

A Avaliação Institucional da Faculdade Evangélica de Goianésia mantida da Associação Educativa Evangélica caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica da realidade da Instituição com a participação dos diferentes setores. Por meio de uma concepção emancipatória e diagnóstica, que visa fortalecer a cultura de autoavaliação, o programa busca contemplar as 10 dimensões do SINAES (Sistema Nacional da Educação Superior) para a avaliação institucional.

SUBCOMISSÃO DE ESPECIALISTA EM AVALIAÇÃO – SEA

A Subcomissão de Especialista em Avaliação – SEA – órgão de apoio às atribuições da CPA tem por finalidade proceder a avaliação dos projetos pedagógicos e das condições de funcionamento dos cursos oferecidos pela Faculdade Evangélica de Goianésia, tendo em vista a melhoria dos processos acadêmicos.

Atribuições da SEA

  • os projetos pedagógicos dos cursos, como documento formal;
  • as condições de oferta dos cursos;
  • os processos de mudança nos Projetos Políticos Pedagógicos;
  • as matrizes curriculares dos cursos.
  • analisar relatórios, elaborar pareceres, encaminhando-os à CPA;
  • colaborar com os processos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação; III – realizar uma reunião ordinária mensal e reuniões extraordinárias para atender situações emergentes;
  • orientar o planejamento das ações internas das unidades acadêmicas e administrativas, quando solicitado pela direção do curso;
  • contribuir com as unidades acadêmicas e administrativas no processo de compreensão e análise da gestão-administrativa.

Regulamento da SEA

SUBCOMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO – SIA

A Subcomissão Interna de Avaliação – SIA – órgão de apoio às atribuições da CPA, auxiliando-a nos processos de Avaliação Institucional, presidida pelo Coordenados de cada curso, terá composição mínima de.

Atribuições da SIA:

  • avaliar o Projeto Político do Curso, da concepção à operacionalização efetiva;
  • planejar e operacionalizar os processos avaliativos no curso;
  • coletar dados e disponibilizar informações do curso à CPA;
  • avaliar os processos indicados pela Coordenação do Curso;
  • elaborar relatórios sobre as avaliações realizadas no curso, com pareceres e recomendações enviando-as à CPA;
  • auxiliar nos processos de avaliação do curso desenvolvidos pelo Ministério da Educação;
  • articular a avaliação interna do curso com as prioridades da CPA.

Regulamento da SIA

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”

Isaac Newton

E-mail: pesquisa@evangelicagoianesia.edu.br

Atendimento via chat
Atendimento via chat